É comum que pessoas físicas com duas ou mais fontes de renda sofram retenções que ultrapassam o teto de contribuição do INSS. Isso ocorre quando as fontes pagadoras efetuam os descontos sem considerar o que já foi debitado pelas outras.
Médicos, enfermeiros, engenheiros e professores, muitos desses profissionais exercem ou exerceram mais de uma atividade abrangidas pelo RGPS (Regime Geral da Previdência Social).
Nesses casos, a contribuição previdenciária é obrigatória em relação a cada uma dessas atividades, de acordo com os limites do salário de
contribuição.
Ocorre que, se a pessoa física trabalha em dois ou mais lugares ao mesmo tempo e todas essas fontes pagadoras realizam os descontos de maneira automática, esses recolhimentos previdenciários podem ultrapassar o valor máximo – o teto de pagamento, estabelecido na legislação.
Como procedo ao identificar que paguei à maior?
Através de pedido administrativo, juntamente com os extratos de CNIS e relatórios das fontes pagadoras dos últimos 5 anos, iremos propor o pedido de devolução dos valores pagos à maior nos últimos cinco anos.
Quer analisar se pagou à maior? Entre em contato agora mesmo, pois estamos prontos para te ajudar!